Siga-nos:

REGULAMENTO

TUCUNA DO BEM 2024

  1. Objetivo

Promover à beneficência para as entidades do município de Santa Fé do sul – SP através do turismo de pesca esportiva. A pesca esportiva tem como objetivo principal proporcionar momentos de lazer e diversão para os amantes da atividade, é uma oportunidade de desconectar-se do estresse cotidiano, desfrutar da natureza e compartilhar experiências com outros pescadores. A competição de pesca esportiva busca criar um ambiente amigável e social, onde os participantes possam interagir, trocar conhecimentos e ajudar o próximo.

  1. Programação do Evento

O evento beneficente(Tucuna do Bem) será realizado na mesma data da festa do peixe da Estância Turística de Santa fé do Sul – SP entre os dias 09 e 10 de Agosto de 2024.

No dia 09/08/2024 teremos as seguintes atrações e competições, sendo eles:

  1. Torneio 90 UP, com premiações por mérito até o 5º colocado, e premiação por sorteio entre todos inscritos do dia.

Início: 08:00(horário local)

Término: 16:00(horário local)

No dia 10/08/2024 acontecerá o grande torneio de pesca Tucuna do Bem no Parque das Águas Claras

Início: 08:00(horário local)

Término: 17:00(horário local)

Obs: Largada e chegada do torneio obrigatoriamente no Parque das Águas Claras, as embarcações devem estar presente no local, junto aos competidores.

Toda programação do evento será publicada nas redes sociais do TUCUNA do BEM como:

  • Cartazes
  • Rádios
  • TV
  • Grupos de WhatsApp;
  • Internet via redes sociais

Além da agenda desta programação do Torneio teremos no Recinto de Exposições do município muita gastronomia a base de peixe, venha prestigiar e saborear das delicias de nossas entidades, contamos com os amantes da pesca esportiva para este grande evento Beneficente.

  1. Regras do torneio Tucuna do Bem

3.1 – O torneio será exclusivamente da pesca ao Tucunaré.

3.2 – O torneio de pesca será do tipo “pesque e solte”.

3.3 – O torneio consiste em pesca exclusivamente embarcada, utilizando barcos ou lanchas.

3.4 – A largada será do Parque das Aguas Claras da estância turística de Santa fé do Sul a equipe deve estar composta de até 3 (três) competidores.

3.5 – Poderão ser realizadas fiscalizações antes, durante e após a prova, em todos os compartimentos das embarcações. Cada equipe participante tem o direito de fiscalizar a embarcação de outro competidor, ao qual, se negar a deixar fazer a vistoria, vai ser desclassificado do TORNEIO, podendo, ainda, ser eliminado de todos os eventos que à Associação TUCUNA do BEM promover.

3.6  – O eventual atraso na largada por culpa da equipe, não invalida a sua participação, uma vez que o prejuízo será da própria equipe.

3.7 – Proibido a pesca no estilo “currico”, ou seja, arrastar iscas artificiais sem arremessá-las, trabalhando-as com impulsão do motor de popa ou no motor elétrico.

3.8 – Proibido a pesca com iscas vivas e naturais.

3.9 – Haverá, durante toda competição, a filmagem da medição e soltura dos peixes à fim de garantir sua sobrevivência, ver o peixe nadando, voltando para seu habitat.

Nunca soltar o peixe lateralmente á embarcação, muito menos embaixo da mesma, o vídeo da soltura deverá ser extremamente nítida do início ao fim.

NÃO “EMPURRE” O PEIXE NA HORA DA SOLTURA, APENAS DEIXE-O NADAR, OU SEJA, NÃO IMPULCIONE O PEIXE.

3.10 – Será proibido capturar e soltar o mesmo peixe duas ou mais vezes pela mesma equipe, ou seja, a equipe não pode capturar o mesmo peixe novamente, ainda que capturados em horários diferentes.

3.11 – A comissão Tucuna do Bem, não determinará espaço ou distância entre equipes em nenhum perímetro ou raia de ação de pesca. Assim sendo, o que irá imperar, além do bom senso de cada equipe, será única e exclusivamente o respeito e a ética entre os competidores.

O desrespeito ou qualquer desavença entre as equipes não será, em nenhum momento, de responsabilidade da organização, isentando-se a organização do torneio Tucuna do Bem, sobre qualquer aspecto moral ou físico, proveniente de discussões ou desavenças citados neste parágrafo.

3.12 – É proibido abordar ou deixar-se abordar por qualquer outra embarcação, estando a mesma participando ou não do evento. A abordagem só poderá ser feita pela organização, equipe de arbitragem e fiscalização da prova. Em eventual caso de socorro, filmar a abordagem. Se houver uma condição extrema para que haja o socorro, não é necessário filmar.

3.13 – Toda equipe participante do torneio tem total liberdade para efetuar fiscalização em qualquer outra equipe participante do evento, e em caso de alguma irregularidade ou fraude ocorridas durante o evento, mediante as provas colhidas (fotos, vídeos). As provas deverão ser entregues a comissão organizadora que terá o papel avaliar, conseqüentemente a desclassificação ou não da equipe.

3.14 – O horário para entrega dos vídeos(presencial) deverá ser respeitado rigorosamente, não havendo assim tolerância de atraso, prazo de entrega até 17:00 horas(horário local) do dia 10/08/2024, um membro da equipe tem que estar presente até o horário citado dentro da área delimitada para aferição, esse membro tem que estar com a identificação(pulseira).

3.15 – Cada equipe irá receber  o peixinho da sorte das 17:00 até às 18:30 horas(horário local)  do dia 10/08/2024 no parque das Águas Claras, itens indispensáveis para concorrer a premiação.

3.16  – Ao final do torneio, quando se aproximarem da base de largada, diminua a velocidade da embarcação pelo menos à metade, para evitar acidentes.

Parágrafo Único: Os vídeos deverão ser feitos em boa resolução, NÍTIDO, legível, audível e sem cortes, onde dê para ver a marcação da régua(oficial do evento), a senha, e a indicação exata do tamanho do peixe. A régua oficial do evento mostrará a correta posição da medição do peixe, caso contrário, o vídeo será avaliado pela organização e se necessário será invalidado.

Filmar a medição de modo que dê para visualizar a boca do peixe totalmente fechada e encostada na “parede” da régua.

Não tente posicionar o rabo do peixe a fim de encontrar o maior tamanho, deixe o rabo reto, dentro das linhas vermelhas da régua, e a calda totalmente espalmada.

Durante a soltura o peixe deverá sair nadando, ainda que lentamente, caso o peixe vire de barriga pra cima ou apresente sinais de que não vai nadar, o mesmo não será validado.

Peixes que não estiverem com a boca totalmente fechada ou mal posicionado na régua, rabo torto, calda não espalmada, serão descontados 1cm (centímetro) por ocorrência.

Para melhor entendimento da MEDIÇÃO, segue imagem do peixe na régua oficial e padrão para medição.

3.17 – O comprimento do peixe será considerado em sua medição, boca fechada até a extremidade final (rabo reto espalmado), caso o peixe tenha alguma anomalia em seu tamanho(cabeça ou rabo), seu comprimento exato será julgado pela comissão de arbitragem.

3.18 –  A comissão organizadora do Tucuna do Bem irá fornecer a régua para medição dos peixes, sua retirada será no local de largada do evento e sua devolução no mesmo local. As réguas deverão ser entregues até as 18:30(horário local) do dia do evento. A não entrega da régua desclassificara a equipe e os vídeos não serão validados. Caso a equipe perca a régua ou quebre a mesma, a equipe deve retornar no local de partida do evento, para retirada de uma nova régua. A equipe para retirar a nova régua, terá que pagar o valor de R$ 100,00(cem reais), somente com o pagamento da taxa, será entregue a nova unidade.

3.19 – Na avaliação do vídeo do peixe, se por ventura o mesmo mostrar sinais de alteração de sua integridade física, como esfoliações, coloração pálida, manchas vermelhas, riscos em seu corpo, a comissão de arbitragem irá avaliar criteriosamente, e o peixe poderá ser invalidado, causando assim a desclassificação da equipe do torneio Tucuna do Bem.

3.20 – Embora haja limite para a raia de pesca no Rio Paraná(da ponte ferroviária entre a divisa do estado de São Paulo e Mato Grosso do Sul, mas precisamente na cidade de Aparecida do Taboado até a Usina hidrelétrica de Ilha Solteira) a equipe que ultrapassar esse limite não sofrerá punição dentro da competição, porém, fica a organização do evento, seus patrocinadores, colaboradores, e apoiadores, isentos de responsabilidades sobre eventuais danos ocorridos, sejam esses de qualquer natureza.

3.21 – No torneio do dia 09/08/2024, só poderá participar os competidores que fizeram a inscrição do torneio principal(10/08/2024), e terá o valor de R$ 200,00(duzentos reais

  1. Pontuação

4.1 – Serão medidos peixes a partir de 30 cm.

4.2 – Poderão ser capturados quantos exemplares forem possíveis durante a competição, porém, somente serão validados os 5 (cinco) maiores capturados pela equipe, e os vídeos, deverão ser apresentados já selecionados.

4.3 – A pontuação máxima será a somatória em centímetros dos 5(cinco) maiores peixes da equipe.

  1. Competidores

5.1- É obrigação dos competidores:

  1. a) Usar equipamentos de salvatagem.
  2. b) Cumprir o regulamento;
  3. c) Durante a aferição dos vídeos, a equipe de arbitragem e fiscalização não responderá a nenhum questionamento, seja por meio das redes sociais ou ligações telefônicas.
  4. d) É OBRIGATÓRIO O USO DE COLETES SALVA VIDAS PARA CADA COMPETIDOR.
  5. e) É de obrigação do competidor, estar em dia com a documentação pessoal e da embarcação, bem como da carreta reboque, estando assim, apto a conduzir seus veículos e sua embarcação.

5.2 –  É vetado aos competidores:

  1. a) A equipe que não colocar a embarcação na água, no dia do evento, será automaticamente desclassificada.
  2. b) Pescar fora da embarcação( no barranco ou à pé).
  3. c) Jogar lixo nas águas do lago ou em suas margens.

5.3 – Será desclassificada da competição, a equipe que:

  1. a) Agredir a natureza.
  2. b) Desacatar ou agredir competidores, organizadores, equipe de arbitragem e fiscalização .
  3. c) Transgredir quaisquer das regras contidas nesse regulamento.
  4. d) Causar tumulto por motivo torpe.
  5. e) Demonstrar embriaguez.
  6. f) Tentar corromper ou subornar outra equipe participante ou não do evento, ou a equipe de arbitragem e fiscalização.
  7. g) Tentar fraudar, usar de má fé ou usar de quaisquer meios ilícitos para TENTAR tirar vantagens dentro da competição. Caso ocorra, a equipe será desclassificada da competição.

5.4 – O torneio Tucuna do Bem, reserva-se o direito de veiculação de imagens, vídeos e áudios de quaisquer equipes participantes da competição, com intuito de divulgar e promover novos eventos.

  1. Inscrições

6.1 –  A taxa de inscrição será definida e informada, utilizando os seguintes meios de comunicação:

  • Cartazes;
  • Rádios;
  • TV;
  • Grupos de WhatsApp;
  • Internet via redes sociais…

6.2 – Poderão se inscrever duplas ou trio, podendo ser masculina, feminina ou mista.

6.3 – O competidor também poderá participar do torneio individualmente, o que não altera o valor da taxa de inscrição.

6.4 – O competidor menor de idade deverá estar acompanhado por responsável legal ou ter autorização legal do mesmo.

6.5 – Cada equipe poderá inscrever até 03 (três) competidores, e os nomes deverão ser comunicados à Organização, no caso de algum competidor participante deixar a equipe, a mesma poderá substituir o mesmo com uma semana de antecedência do evento.

6.6 – Somente efetue ou conclua a inscrição da equipe, se estiver em pleno acordo com este regulamento, a equipe através do CAPITÃO, concordando plenamente com o que foi dito neste regulamento.

  1. Premiação

7.1 – 10 equipes serão classificadas (troféus de 1º à 10º colocados, para cada integrante).

7.2 – Uma equipe será classificada por capturar o maior peixe (troféu para cada integrante da equipe), maior tucunaré azul e maior tucunaré amarelo.

7.3 – A classificação será feita pelo maior comprimento total de peixes.

7.4 – Em caso de empate, ganhará a equipe que tiver o maior peixe em comprimento, independente da coloração do peixe.

7.5 – Persistindo o empate, será considerado o 2º (segundo) maior peixe em comprimento

7.6 – Se persistido o empate, será considerado o 3º (terceiro) maior peixe e assim, sucessivamente.

7.7 – A premiação disposta no cartaz será sorteada entre todos os competidores, a equipe que for comtemplada no sorteio é obrigatório a presença no local para ser validado o prêmio.

7.8 – O horário e o local da premiação será no recinto de exposições da Estancia Turística de Santa fé do Sul – SP, a partir das 19:30(horário local).

  1. Evento

8.1 –  Fica o evento (Organizador), seus patrocinadores e apoiadores, isentos de eventuais danos ocorridos antes, durante e após a competição.

8.2 – Nos reservamos o direito de alterar, incluir ou excluir algum item deste regulamento, a qualquer tempo, sem aviso prévio.

     9.0 Cláusula de Não Reembolso Tucuna do Bem

     10. Inscrição e Pagamento

10.1. A inscrição no evento Tucuna do Bem é irrevogável e intransferível após a confirmação do pagamento.

10.2. Ao realizar a inscrição, o participante concorda que não será possível solicitar o reembolso do valor pago, independentemente do motivo.

     11. Cancelamento e Desistência

11.1. Em caso de cancelamento ou desistência por parte do participante, o valor da inscrição não será devolvido.

11.2. O evento Tucuna do Bem destina-se a arrecadar fundos para causas sociais, sendo assim, o valor pago será integralmente destinado aos projetos apoiados pela organização.

     12. Aceitação dos Termos

12.1. Ao confirmar sua inscrição, o participante declara ter lido, compreendido e aceitado os termos e condições aqui estabelecidos, inclusive a cláusula de não reembolso.

     13.Considerações Finais ao Regulamento

A comissão organizadora do evento, ira delimitar a área de SALVATAGEM, sendo ela o rio Paraná(entre a ponte ferroviária da divisa o estado de São Paulo e Mato Grosso do Sul até a usina hidrelétrica de Ilha Solteira), mas não impede e proíbe das equipes de pescar em toda nossa bacia, Rio Grande, Paranaíba, São José dos Dourados.

Santa fé do Sul – SP, 18 de Junho de 2024.

 

Por:  Marcos Rogério Álvares Lisboa Frota